quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

OÁSIS - O jogo que vai mudar sua vida!



Você conhece o jogo OÁSIS?

Este jogo é um projeto desenvolvido pelo Instituto Elos, criado por um grupo de arquitetos e urbanistas de SP. 


Convidados a participar de uma Conferência para palestrar sobre Ação Social, o grupo reuniu sua experiência a frente do Instituto Elos, que há de mais de dez anos atuava com o desenvolvimento de comunidades na Baixada Santista, e criou o Jogo Oasis.


 O Jogo consiste em mobilizar comunidades para, durante dois dias, projetar e realizar transformações que representem um sonho comum dos moradores de um bairro, como a reforma de uma praça, um parque, a limpeza de um córrego etc.


Desta forma, desperta um espírito de empreendedorismo social cooperativo nos membros da comunidade, mas também enfatiza o estímulo à comunidade em si. Sob esse aspecto, dois dos principais objetivos são restaurar e/ou fortalecer as relações e ligações afetivas que unem uma comunidade; e cultivar um senso de oportunidade e de responsabilidade de cuidar das pessoas e do ambiente à sua volta.



Abaixo segue um video do ciclo de palestras TEDx, na Amazônia, com um dos criadores do jogo, Edgard Gouveia: 



O jogo foi criado em 2003 porém,     ficou conhecido após os desastres ocorridos em Santa Catarina, no final de 2008, onde milhares de pessoas se     mobilizaram por todos os cantos do país para desenvolver o jogo em várias cidades do estado. De lá, o método se espalhou por todo o país, sendo desenvolvido hoje todos os anos em várias partes do mundo.

Confira mais fotos de jogos Oásis feito nas deferentes partes do país e do mundo:






Para aprender mais sobre o jogo, basta entrar no link, http://institutoelos.org/metodologias/oasis/,  baixar o tutorial e ajudar dezenas de pessoas brincando!




Nenhum comentário:

Postar um comentário